Guerra de Coal Creek

Guerra de Coal Creek
Data 18911892
Local Tennessee
Casus belli
  • Utilização de mão de obra de prisioneiros em detrimento dos trabalhadores livres.
Desfecho
  • Fim do contrato de arrendamento de mão de obra de prisioneiros.
Beligerantes
Knights of Labor (mineiros e simpatizantes) Tennessee Coal, Iron, and Railway Company (TCI)

Departamento Militar do Tennessee

Milícias contratadas pelas mineradoras
Comandantes
Eugene Merrell

George Irish

Marcena Ingraham
Keller Anderson

Granville Sevier
Samuel T. Carnes

John P. Buchanan
Unidades
27 mortos, aproximadamente 500 presos Aproximadamente uma dezena de vítimas entre mortos e feridos.

A Guerra de Coal Creek, foi um conflito armado ocorrido no início dos anos 1890, no sudeste dos Estados Unidos, no estado do Tennessee. O conflito teve início durante 1891, quando proprietários de minas de carvão da bacia hidrográfica de Coal Creek, começaram a demitir e substituir seus funcionários por trabalhadores alugados vindos das penitenciarias estaduais do Tennessee.

Esses ex-funcionários das minas de carvão passaram a atacar e incendiar os alojamentos que abrigavam os presos, assim como as próprias minas das quais eram funcionários. Esse movimento terminou em conflitos armados, contra as milícias do estado do Tennessee, deixando vários mortos de ambos os lados. A Guerra de Coal Creek, ficou marcada na história dos Estados Unidos, como um dos eventos mais dramáticos e significantes relacionados a rebeliões trabalhistas. A Guerra de Coal Creek foi em si, parte dos esforços trabalhistas para derrubar as medidas adotadas pelo estado, que passou a alocar presidiários para trabalhar nas indústrias do estado, tirando assim o emprego de muitos trabalhadores que passaram a ser substituídos por essa nova mão de obra sem custos.

Embora os ex-funcionários das mineradoras, em sua grande maioria terminaram presos ao fim dos conflitos, a exposição adversa do conflito contribuiu para a queda do governador John P. Buchanan, e forçou a assembleia geral do estado do Tennesse a reconsiderar a prática de alocação de funcionários advindos do sistema prisional. Em 1896, tal prática foi abolida no estado, após a não renovação do contrato que permitia que fosse realizado. O Tennessee, foi o primeiro dos estados sulistas a revogar tal prática.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search